Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) promove parcerias com diversas entidades concelhias e está a actual no campo social e económico
"SOS – Sernancelhe Olhar Solidário", um projecto a pensar nos mais idosos
Amparada pela bengala, andar bamboleante, olhos vivos de mulher de lide, cabelo coberto pelo lenço escuro, sorriso resplandecente de alegria e boa-disposição, D. Judite é a rainha da festa na freguesia de Carregal, terra natal do Mestre escritor Aquilino Ribeiro, e poderia muito bem ter sido uma personagem com grande papel num dos seus livros sobre as "Terras do Demo". Sempre presente em todos os momentos de convívio, cultura ou recreio que acontecem na sua terra, D. Judite surpreende-nos, desta vez, no Lar do Carregal, atraída pela promessa de animação e alegria, precisamente no dia de São Martinho, o gaulês que ficou associado para todo o sempre à castanha.
Dentro da sala de estar do Lar do Carregal o baile já vai animado. Os acordes musicais são ditados pelos professores Jorge e Stephanie, da Academia de Música de Sernancelhe, peritos na formação de jovens músicos e exímios a alegrar os mais velhos. D. Judite não é residente naquele espaço social, mas gosta da animação, embora as pernas não ajudem a um pé de dança. Lamenta o facto às meninas presentes, técnicas da Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira, parceiras nestas acções, e à animadora do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS), a funcionar no edifício do Exposalão Sernancelhe, desde Junho deste ano, com cinco técnicos de diversas áreas profissionais.
São eles, aliás, os grandes responsáveis pela animação social que a D. Judite tanto aprecia, tal com os restantes residentes do Lar do Carregal. É assim, de resto, também no Lar de Lamosa e nas freguesias de Vila da Ponte e Sarzeda, com quem o CLDS "SOS – Sernancelhe Olhar Solidário" estabeleceu parcerias para a dinamização de actividades, com a condição de as mesmas serem abertas a toda a população.
"ENCONTRE-SE" LEVA ANIMAÇÃO AOS MAIS IDOSOS DO CONCELHO
"Encontre-se" é o título da actividade lúdica e recreativa realizada no Lar de Carregal no dia 10 de Outubro, e que acontecerá uma vez por semana em cada uma das entidades parceiras. Uma vez por mês, e por intermédio da Biblioteca Abade Vasco Moreira, a leitura chegará aos mais idosos através do Projecto "Leitura não tem Idade", promovendo-se assim a leitura e estimulando os conhecimentos de cada um. Terminado o baile no Lar do Carregal, tempo para uma sessão de adivinhas, quadras e um recolha de contos populares associados ao São Martinho, revelados pelos mais idosos, e que ficaram expostos na cartolina alusiva ao evento. Por fim, e para selar a tarde de animação, tempo para provar as castanhas assadas, símbolo da época mas também de um fruto que garantia (e garante) precioso pecúlio às pessoas simples das aldeias do Concelho.
Em parceria com o Município de Sernancelhe, o CLDS realiza ainda o programa "Mexa-se", que se dedica à promoção de actividades desportivas dirigidas aos mais velhos. Exercícios e aulas coordenadas pelo professor de Educação Física da Câmara, que procuram contribuir para a saúde física e mental, quer de quem está institucionalizado quer de quem vive só. Este é, aliás, um projecto com maior longevidade, tendo sido responsável pela realização de importantes acções junto da população como foi o torneio de boccia.
Promover a inclusão social dos cidadãos, de forma intersectorial e integrada, através de acções a executar em parceria e combater a pobreza persistente e a exclusão social são objectivos do CLDS, num concelho onde a responsabilidade social tem sido exercida pelo Município de forma impecável, há vários anos: primeiro com a Unidade Móvel de Saúde a percorrer as populações, indo ao encontro de quem não se pode deslocar, olhar pela saúde dos munícipes, em especial dos mais idosos; depois com a comparticipação na compra de medicamentos a quem tem reformas baixas, auxílio determinante numa altura em que a situação económico-financeira do país tende a excluir ainda mais as classes mais frágeis e desprotegidas.
Uma vez no terreno, o CLDS estabeleceu já parcerias com a Câmara Municipal de Sernancelhe, Escola Profissional de Sernancelhe, Juntas de Freguesias, Bombeiros Voluntários, Associação Comercial e Industrial de Sernancelhe, com o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Segurança Social, tendo tido participações muito positivas em iniciativas como a Feira Sementes da Terra e Festa do Livro e da Criança. Coube ao CLDS também a organização e dinamização das Férias Activas 2011 que culminou com a festa final no Auditório Municipal, a que assistiram cerca de duas centenas de pessoas.
APOIO AOS JOVENS EMPREENDEDORES
Com efeito, o CLDS tem na sua matriz criadora o propósito de desenvolver programas dirigidos aos jovens e aos empresários que pretendam investir e empreender no Concelho de Sernancelhe. O Gabinete de Apoio ao Emprego e Empreendedorismo (GAEE), já criado, e a funcionar no Exposalão Sernancelhe, presta atendimento individualizado para potenciar orientação de modo a desencadear um processo de inserção no mundo profissional. Ou seja, ajudar quem estiver em situação de desemprego a encontrar possibilidades de futuro, nomeadamente através da criação do próprio emprego. Para tal, é fundamental a parceria com diversas entidades que de alguma forma já desenvolvem acções nesta área, nomeadamente com a ACIS - Associação Comercial e Industrial de Sernancelhe, trabalhando directamente para a inclusão e formação de indivíduos para o mercado de trabalho. Neste campo, destacar ainda a colaboração com a Escola Profissional de Sernancelhe, Agrupamento de Escolas e com o IEFP de Lamego.
Ao CLDS "SOS – Sernancelhe Olhar Solidário" estão ainda confiadas funções no âmbito do apoio aos agentes económicos do Concelho, em que se pretende esclarecer, motivar, apoiar e encaminhar os vários agentes económicos na implementação de novas práticas, na procura de incentivos e na apresentação de possíveis candidaturas.
O "Projecto Valores": acções para o desenvolvimento de competências pessoais e parentais é outra a área de actuação, intervindo ao nível de famílias desestruturadas, que cada vez mais sentem a necessidade de acções para o desenvolvimento pessoal e treino de competências pessoais e parentais, desenvolvendo um conjunto de acções/actividades dirigidas a essas famílias referenciadas, tendo como objectivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida, bem como desenvolver um processo de inclusão social destas famílias. Este trabalho no terreno permite também identificar factores de risco e stress nas famílias, permitindo trabalhá-los. Pretende-se ainda a prevenção de algumas problemáticas junto da comunidade em geral, bem como incutir o espírito de voluntariado, não pondo de parte a colaboração dos mais idosos e o seu contributo como forma de inclusão e promoção da cidadania activa.
O Gabinete de atendimento itinerante é outra acção importante do CLDS, procurando efectuar a redução das assimetrias da população residente nas freguesias mais isoladas do concelho, permitindo o acesso a informação de mais difícil conhecimento a estas populações.
CRIANÇAS COM ACESSO À MÚSICA DESDE O PRÉ-ESCOLAR
A dinamização do Projecto "Crescer com a Música", no Pré-Escolar, tem por objectivo proporcionar um conjunto de actividades relacionadas com a aprendizagem da música e familiarização com alguns instrumentos musicais. Esta aprendizagem terá um carácter regular, com aulas semanais, programadas em conjunto com o Agrupamento de Escolas. Permitirá às crianças o primeiro contacto com a música, possibilitando o acesso a uma actividade que de outra forma, sem este projecto, seria impossível. Estas aulas serão dadas por Professores de Música. Atendendo a que as nossas Creches e Jardins de Infância são frequentados por um número reduzido de crianças, esta acção permitirá uma melhor integração e socialização. Serão também desenvolvidas actividades nos Centros Lúdicos, permitindo a relação intergeracional.
Um grupo de auto-ajuda a famílias de portadores de Demência / Alzheimer será igualmente criado, tendo como objectivo dinamizar um grupo de auto-ajuda a famílias de portadores de Demência/ Alzheimer, no sentido de se apoiarem para melhor lidarem/conviverem com uma realidade de perda contínua de capacidades dos seus familiares, bem como troca de experiências enquanto cuidadores.
"Melhor Associar": apoio às Associações do concelho dirige-se às várias Associações do concelho e procura ajudar na sua auto-organização, promoção e divulgação. Irá sensibilizar os responsáveis por essas Associações da importância do trabalho a desenvolver pelas mesmas. Pretende-se também a sensibilização/mobilização dos jovens para a criação de uma associação juvenil de forma a apoiar a auto-organização da comunidade.
Já o "Projecto Informatizar": Acesso às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação procura garantir o acesso às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e dotar de competências básicas idosos e crianças, promovendo assim a inclusão de quem se sente ameaçado pela crescente infoexclusão.