13º Concurso e Festival de Guitarra Clássica de Sernancelhe

Ucraniano Marco Topchii vence 13º Concurso e Festival de Guitarra Clássica de Sernancelhe

Veio do leste da Europa o vencedor da 13ª edição do Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica de Sernancelhe. Marko Topchii, da Ucrânia, arrebatou o júri da competição, que destacou ainda, com o segundo prémio, o israelita Tal Hurwitz e, em terceiro lugar, Sanel Redzic (Bósnia Herzegovina) e Miguel Alvarez Vasquez, do Chile.

Numa decisão explicada pelo júri como "muito difícil", foi preciso avaliar oito competidores de elevado nível, que se sujeitaram a provas e a eliminatórias durante os três dias do concurso, de 7 a 10 de Setembro, exigência que é, aliás, marca do evento sernancelhense - um dos mais reputados do género no País, procurado por guitarristas de todo o Mundo que aqui encontram uma oportunidade para lançarem as suas carreiras.

O Festival, à semelhança das anteriores edições, manteve o nível de excelência do primeiro ao último dia, facto reconhecido por todos, mas principalmente pelos directores artísticos Paula Sobral e José Carlos Sousa, que, no final, agradeceram a quem tornou possível esta realização, enfatizando o papel da Câmara Municipal de Sernancelhe e destacando a importância de parceiros como o Conservatório Regional de Viseu, Dr. Azeredo Perdigão, Teatro Viriato, ACERT – Associação Cultural e Recreativa de Tondela, Teatro Municipal da Guarda, Guitaressonn e Teatro Ribeiro Conceição, bem como os apoios da Savarez e Florista Mil em Rama.

José Mário Cardoso, Presidente da Câmara Municipal, entregou os prémios aos vencedores do Concurso e lembrou a resistência deste evento, a capacidade de "com pouco fazer tanto pela cultura e pelos jovens" e criticou o desprezo que o Concurso e Festival de Guitarra Clássica tem merecido das entidades turísticas e culturais do nosso País. Lembrou, a propósito, a realização do Douro Film Harvest, onde a Região de Turismo do Douro "gasta 450 mil euros". Ao invés, "iniciativas como a Guitarra Clássica não merecem apoio ou patrocínio, resistindo por si próprias e apenas com os meios de que dispõem", constatou.

O Auditório Municipal de Sernancelhe, edifício emblemático pela localização no Centro Histórico, pela arquitectura e também pela simbologia que lhe confere o facto de ter sido edifício dos Paços do Concelho, Cadeia e Registo Civil, acolheu o concurso, o festival e também as masterclasses, frequentadas por dez guitarristas de nível médio ou superior, músicos profissionais e professores de guitarra. Sempre com plateias interessadas e muito perscrutastes, esta edição foi muito assistida, principalmente por jovens com formação musical.

O Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica proporcionou, durante os três dias, ao público que acorreu a Sernancelhe a oportunidade de desfrutar de interpretações musicais de qualidade, sempre em condições de gratuitidade, além de incentivar o aparecimento de novos valores musicais, rentabilizar os espaços e divulgar o concelho de Sernancelhe.

Na componente festival, passaram por Sernancelhe grandes nomes da cena mundial da Guitarra Clássica. No dia 7 a espanhola Margarita Escarpa abriu o Festival. Seguiu-se, no dia 8, o Duo Perroy – Jouve, de França. No dia 9, o português Pedro Rodrigues actuou no palco do Auditório. No dia 10 foi dia de final, que começou por volta das 14 horas. À noite actuou o Duo De Sousa (Portugal/França) e ainda a Orquestra portuguesa Guitarrafonia.


Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s