bombeiros

Centenas de pessoas assistiram ao exercício que mostrou toda a capacidade operacional da corporação

Bombeiros de Sernancelhe simularam operação de socorro com feridos encarcerados durante o Festival da Amizade

Numa altura em que chegam ao Concelho de Sernancelhe centenas de emigrantes para o habitual período de férias em família, a corporação dos Bombeiros Voluntários coloca todo o seu dispositivo nas estradas municipais e procura sensibilizar a população. Foi esse o grande objectivo do simulacro realizado na noite de 2 de Agosto, nas imediações do Festival da Amizade e Feira Sementes da Terra, no recinto na Central de Camionagem, a que assistiu perto de um milhar de pessoas.

Dado a alerta para o 112 de que tinha ocorrido um acidente de viação envolvendo dois automóveis ligeiros, encontrando-se um deles em chamas, os Bombeiros Voluntários de Sernancelhe imediatamente aprontaram os meios técnicos e humanos adequados à situação de emergência. Em poucos segundos, saíram do quartel situado no Centro Histórico (o novo quartel está em construção) e chegaram à Zona da Feira. Depararam-se com uma viatura em chamas e um indivíduo que havia sido projectado para o seu exterior, em risco de vida, sendo a vítima efectivamente em maior perigo. Verificado o seu estado de saúde, foi retirado do local e socorrido pelos técnicos de socorrismo dos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe. Em poucos minutos, o incêndio, que já consumia a viatura, foi dado como extinto e o ferido conduzido a uma unidade de saúde.

Com uma viatura desencarceramento, duas ambulâncias de socorro, duas viaturas pesadas de incêndios e 23 homens no terreno, coordenados pela VCOT - Viatura de Comando Operacional Tatico, os Bombeiros de Sernancelhe depararam-se com uma situação complexa já que numa das viaturas encontrava-se uma vítima encarcerada, que exigia, em primeiro lugar, avaliação do seu estado geral e respectiva estabilização para que pudessem proceder à extracção do interior do veículo.

Porém, dado que o automóvel se encontrava capotado, o processo de estabilização do veículo revelou-se muito mais exigente e trabalhoso do que se previa inicialmente. Por forma a garantir a segurança, quer do acidentado quer do técnico de socorro que também se encontrava no seu interior a auxiliar o ferido, foi necessário por em prática todo o saber e experiencia dos Bombeiros. Contudo, depois de cortada a parte traseira do veículo, o acidentado foi retirado com sucesso, obedecendo a todas as regras previstas para as missões de socorro em caso de acidentes rodoviários.

Referir que os Bombeiros Voluntários de Sernancelhe estiveram no local com grande parte do seu dispositivo. De entre os 53 elementos que compõem a corporação, apenas três ainda não dispõem de formações. Os restantes são detentores de cursos de técnicas de socorrismo, técnicas de salvamento e desencarceramento e tripulantes de ambulância e socorro. Na maioria jovens, a corporação situa-se num concelho rural, onde os incêndios florestais são uma ameaça séria todos os anos. Por isso, muitos meios e muitas horas de trabalho são dedicados à protecção da floresta, habitações e bens.

No entanto, a grande ambição dos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe passa pela conclusão da obra de construção do novo quartel, instalações que a corporação acredita poderem cativar novos bombeiros, mais elementos para engrossar as fileiras dos Voluntários e para ajudarem Sernancelhe e o país sempre que o 112 for accionado


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s