viva_a_republica

Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira aproveitou para homenagear os republicanos sernancelhenses Aquilino Ribeiro e Adão Moreira Dias

Mais de 500 pessoas viram a Exposição "Viva a República! ...em digressão" em Sernancelhe

A Exposição "Viva a República!... em digressão, dedicada à I República, um dos períodos mais marcantes da história recente de Portugal, organizada pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, esteve em Sernancelhe, nos dias 22, 23 e 24 de Março, junto à Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira, no Centro Histórico.

 

Aquilino Ribeiro e Adão Moreira Dias, duas figuras do nosso Concelho que desempenharam um papel activo na República, também foram homenageados pela Biblioteca, que reuniu informação sobre a vida e obra destes ilustres sernancelhenses e disponibilizou-a a cerca 500 pessoas que passaram pela Exposição "Viva a República".

 

Os visitantes foram essencialmente alunos das escolas do Concelho, começando pelo 1º ciclo do ensino básico, passando por todas as turmas de todos os anos lectivos do Agrupamento de Escolas e culminando com os alunos do 10º e 11º anos da ESPROSER – Escola Profissional de Sernancelhe. Do Lar de Quintela vieram ainda os seniores que, a propósito de uma visita às instalações da Biblioteca, puderam desfrutar da exposição sobre a República – um período que alguns conheceram na realidade.

 

A Exposição "Viva a República! ...em digressão" começou o périplo pelo país em Setembro de 2010 e terminará em Junho de 2011. A chegada a Sernancelhe foi, segundo os técnicos responsáveis pela exposição, recebida com enorme entusiasmo e grande empenho da Autarquia, da Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira, escolas e demais instituições que aderiram ao projecto. Segundo as suas estatísticas, Sernancelhe foi até ao momento o segundo local com o maior número de visitas. Da parte da Biblioteca Municipal, para além da importância cultural e educativa da iniciativa, foi uma excelente oportunidade para mostrarem as instalações, as valências do edifício e a actividade desenvolvida diariamente.

Com efeito, também o Centro Histórico da Vila de Sernancelhe ganhou uma animação diferente, já que a viatura adaptada complementada com duas tendas de apoio ficou instalada mesmo à entrada da Biblioteca Municipal. A entrada na carrinha era o primeiro momento da exposição. Aí podiam acompanhar o percurso da evolução do ideário republicano, o processo de implantação da República e os principais contextos e transformações a que esteve associada. Ouvidas as explicações da equipa, todos os visitantes recebiam materiais e suportes pedagógicos e de divulgação. De seguida eram encaminhados para as instalações da Biblioteca onde se encontrava uma pequena exposição sobre os ilustres sernancelhenses Aquilino Ribeiro e Adão Moreira Dias e ouviam uma breve explicação da intervenção dos mesmos na República. Por fim, e quando ainda havia alguma disponibilidade de tempo, os visitantes passavam para a Sala Infanto-Juvenil para visualizarem vários filmes alusivos à República.

 


 

 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s