Milhares de espectadores no arranque da competição

Vitoria espanhola na 1ª prova da Taça de Portugal de Downhill, em Vila da Ponte, Sernancelhe

 

O espanhol Jorge Aguin, na categoria de elite, venceu a primeira prova da Taça de Portugal de Downhill, que decorreu, nos dias 5 e 6 de Março, na pista de Nossa Senhora das Necessidades, em Vila da Ponte, Sernancelhe. O piloto cumpriu a descida em 2m29s083, sendo o único a completar a prova em menos de 2m30s. Quem mais se aproximou foi o português Marco Fidalgo, a 1s595. No terceiro posto colocou-se Joel Ferreira, a 1s610 do melhor.

 

A Taça de Portugal de Downhill (DHI) – Vodafone, que este ano começou em Sernancelhe, contou com mais de 200 pilotos em competição. Numa pista considerada "muito técnica", a luta pelos pontos foi acesa, o que garantiu grande espectáculo aos milhares de espectadores que se posicionaram ao longo da pista.

 

Enquadrada num cenário de reconhecida beleza natural, a prova trouxe à Vila da Ponte os melhores pilotos do Downhill do país e também do estrangeiro. Tirando proveito de um traçado completamente natural, os competidores tiveram de ultrapassar zonas sinuosas e muito exigentes como a "trialeira"; e aproveitaram ainda as zonas mais rápidas e os saltos para darem espectáculo ao muito público que os aplaudia.

 

Organizada pela Montycirclemix, com o apoio Câmara Municipal de Sernancelhe e do Núcleo Desportivo e Cultural da Vila da Ponte, primeira prova da Taça de Portugal, reconhecida e supervisionada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, contou ainda com patrocinadores como a Vodafone, Red Bull, Sportzone, Smile, Maxxis, MSC, Trelock, Bikezone, Sram, Truvativ, Avid, Rock Shok.

 

No final, José Salgueiro, do Núcleo Desportivo e Cultural de Vila da Ponte, descreveu o evento como "tendo sido um sucesso" e explicou que o Núcleo de Vila da Ponte "tem muita história e experiência no ciclismo já que durante duas décadas organizou o Prémio de Cicilismo Vale do Távora". Por isso, reforçou, "o nosso apoio à organização desta prova daTaça de Portugal de Downhill é uma forma de ajudarmos na divulgação e na promoção quer da modalidade quer daquilo que temos de melhor na freguesia: a paisagem, o património natural e o bem-receber", concluiu José Salgueiro.

 

Carlos Silva Santiago, Vice-Presidente do Município de Sernancelhe, evidenciou o empenho da Câmara "em eventos como a Taça de Portugal de Downhill, já que são iniciativas amigas do ambiente, trazem mais valias importantes para o Concelho,e projectam a imagem de Sernancelhe pelo país e pelo Mundo". "Basta vermos o impacto que teve esta prova na nossa hotelaria e restauração para percebermos que vale a pena apostar na promoção de actividades desportivas como esta. Acredito que podemos diferenciar-nos e criar factores de atractividade se conseguirmos mostrar o concelho através do desporto, da juventude e de iniciativas reconhecidas como são as provas de Downhill que aqui ocorrem, com muito sucesso, pelo segundo ano consecutivo", terminou.

 

Nas restantes categorias desta primeira prova da Taça de Portugal de Downhill, a vencedora entre a elite feminina foi Dina Amaral, que assinou um registo de 3m42s205. O júnior José Silva patenteou uma clara superioridade, com 2m34s211, um tempo mais do que dois segundos mais rápido do que o de Carlos Castro, segundo classificado. O terceiro foi Nuno Machado. A categoria de cadetes assistiu a um duelo empolgante e "apertado" entre o vencedor, Marcelo Dias, e o segundo classificado, Pedro Silva. Marcelo registou 2m39s701, 505 milésimos de segundo menos do que o rival. Pedro Sarabando ganhou na classe de veteranos A, feito igualado por João Estevão em veteranos B. Por equipas impô-se a RG/Centro Óptico de Fafe.

 

podio


Veja aqui as classificações desta prova.

 


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s