CIP

Presidente da Confederação Industrial Portuguesa (CIP) visitou Sernancelhe

António Saraiva, Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, a maior e mais representativa estrutura associativa empresarial portuguesa, visitou, na passada sexta-feira, dia 28 de maio, o Concelho de Sernancelhe.

Recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, António Saraiva quis conhecer várias empresas do Concelho, quis inteirar-se da dinâmica empresarial sernancelhense e ficou agradado com a diversidade, qualidade, inovação e organização das empresas, tanto as que estão presentes no Espaço Empresarial de Ferreirim como no Espaço Empresarial Terra da Castanha.

Assumindo-se como a voz de mais de 150.000 empresas em todo o País, que empregam 1,8 milhões de trabalhadores e são responsáveis por um volume total de negócios que representa 71% do PIB nacional, a CIP entende que Sernancelhe e todo este território do Douro são de enorme potencial e dão um contributo muito importante à prestação económica da região Norte no todo nacional.

António Saraiva ficou surpreendido por perceber que no Parque Empresarial de Ferreirim estão 14 empresas de setores como agroindústria, caixilharias, eletricidade, parques eólicos, e mecânico auto, destacando-se empresas como a Frusantos, empresa com um volume de negócios superior a 10 milhões de euros, em que as exportações representam quase 45% e 36 postos de trabalho, o Grupo FLOPONOR, que ali concentra as oficinas gerais da empresa e ainda a EWG/ENERCON – Assistência a parques eólicos, com sede em Viana do Castelo.

Relativamente ao Espaço Empresarial Terra da Castanha, e apesar de prosseguir a instalação de várias empresas, 11 estão já em laboração, em setores como a agroindústria, a metalomecânica, a eletricidade, a rotulagem de alta precisão para a perfumaria e cosmética. O destaque vai para a FORCEFER (6,3 milhões de euros de volume de negócios, 45 postos de trabalho), a INCOVECA (15 milhões e euros de volume de negócios,107 empregados), e a SOUTOS DA VILA (2,4 milhões de euros de volume de negócios, 15 empregados)
Referência ainda para a presença da OVERPRINT, multinacional francesa, que trabalha com prestigiadas marcas de cosmética e perfumaria mundiais, que iniciou atividade em maio de 2021 e conta já com 20 empregados.

O Presidente da Câmara de Sernancelhe referiu que em 2019 o Concelho de Sernancelhe viu 11 das suas empresas cotadas entre as 750 maiores do Distrito de Viseu. Quem o confirmou foi o “Diário de Viseu”, que destacou que estas empresas obtiveram, em conjunto, um volume de negócios de quase 47 milhões de euros e empregam 342 pessoas.

A visita da CIP a Sernancelhe reveste uma importância extraordinária, pois a Confederação é um parceiro social do Estado, tem como missão a defesa do tecido empresarial nacional, com autonomia e independência, em Portugal e no Mundo, é uma estrutura que acredita numa economia aberta, baseada no conhecimento e na inovação, como motor do crescimento económico e social e defende uma economia dinâmica, assente no aumento da produtividade e da competitividade, em que as oportunidades, o crescimento e a prosperidade sejam partilhados por todos, e para a qual todos contribuam.