Aquilino Ribeiro vai continuar a ser autor de referência nas escolas de Sernancelhe

“O Agrupamento de Escolas de Sernancelhe vai continuar a promover a leitura e o estudo da obra de Aquilino Ribeiro”. A afirmação foi proferida na tarde de 28 de maio, pela Diretora do Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, Fátima Correia, durante a cerimónia de apresentação do livro “Havia três dias e três noites… e depois”, da autoria dos alunos daquela Escola, a partir da obra “Romance da Raposa”, de Aquilino Ribeiro.

Enquadrado nas comemorações do Centenário da edição da obra “Terras do Demo”, o projeto envolveu todos os alunos daquela Escola, de todos os ciclos escolares do ano letivo 2017/2018, e resultou na criação de um livro original, com 20 textos e 20 ilustrações.

Dando cumprimento ao desafio feito no âmbito da Semana da Leitura pelos professores, pela Biblioteca Escolar, pela Biblioteca Municipal e pelo Município de Sernancelhe, os alunos dos 7 aos 14 anos assumiram, com notável empenho, a leitura da obra “Romance da Raposa”, de Aquilino Ribeiro, trabalharam o escritor durante as aulas e, no momento da cerimónia foram unânimes ao afirmar que “foi para nós um prazer ler e trabalhar Aquilino Ribeiro. É para nós um orgulho assinar este livro, que um dia recordaremos como a memória dos nossos tempos de criança”.

A cerimónia foi toda ela dominada pelos autores do dia: os alunos do Agrupamento. Conduziram a cerimónia, leram excertos do livro, representaram momentos teatrais do “Romance da Raposa” e chamaram os alunos do Conservatório de Música de Ferreirim, do ensino articulado, para dois momentos musicais.

Paulo Neto, Diretor da Revista Aquilino e prefaciador do livro “Havia três dias e três noites… e depois”, foi o primeiro orador da tarde, seguindo-se a Diretora do Agrupamento de Escolas, Fátima Correia, e a encerrar a sessão o Presidente da Câmara, Carlos Silva Santiago.

No final, o Município ofereceu a todos os alunos um livro.