Sernancelhe evoca Aquilino Ribeiro e as “Terras do Demo” com programa cultural, de 27 de maio a 2 de junho

No ano em que se assinalam 100 anos da obra “Terras do Demo”, o Município de Sernancelhe inicia a 27 de maio um programa evocativo da memória do escritor com cinco iniciativas culturais, que contemplam a apresentação de um Postal dos CTT, a estreia nacional de uma peça de teatro com a Filandorra – teatro do Nordeste, a edição de um livro infantil com o Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, uma semana de atividades desenvolvidas pelas Biblioteca Municipal e mais uma edição da Feira Aquiliniana, no Santuário da Lapa.

Depois da apresentação da reedição da obra “Terras do Demo”, no dia 11, na Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa, e da parceria dos Municípios de Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva que permitiu levar as “Terras do Demo” ao Mercado do Alvalade, em Lisboa, Sernancelhe inicia, no dia 27 de maio, data que assinala a morte de Aquilino Ribeiro, um programa cultural diversificado, procurando recordar a memória do escritor e homenagear o legado literário que confiou ao Concelho.

O primeiro momento será a apresentação do Postal Comemorativo dos 100 anos de “Terras do Demo”, resultado de uma parceria do município de Sernancelhe, em representação das autarquias sob a égide da Fundação, com os CTT – Correios de Portugal. A cerimónia protocolar de apresentação do Postal será no dia 27, pelas 20:30 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Sernancelhe, e contará com a presença do Diretor de Filatelia dos CTT, Raúl Moreira, e dos autarcas das “Terras do Demo”.

Nesse mesmo dia 27 de maio, à noite, pelas 21:30 horas, no Auditório Municipal, a cultura sobe ao palco com a estreia nacional da peça “Mestre Grilo Cantava e a Giganta Dormia”, adaptação ao teatro da obra “Arca de Noé III Classe”, de Aquilino Ribeiro, pela Companhia Filandorra - Teatro do Nordeste. Referir que a peça conhecerá a sua estreia em Sernancelhe, estando previstas duas sessões durante a tarde para as crianças das escolas e uma conferência de Imprensa de apresentação do espetáculo.

No dia 28 de maio, no Expo Salão de Sernancelhe, será lançado o livro infantil “Havia três dias e três noites… e depois”, da autoria dos alunos do Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, de Sernancelhe, a partir da obra “Romance da Raposa”, de Aquilino Ribeiro.

De 29 a 31 de maio, a Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira propõe “Ler Aquilino na Biblioteca”, iniciativa que dinamizará atividades literárias em torno da vida e obra de Aquilino Ribeiro. Haverá hora do conto, sessões de leitura e oferta de livros para os mais devotados leitores aquilinianos.
Nos dias 1 e 2 de junho, a Lapa receberá mais uma edição da Feira Aquiliniana, evento que alia património à literatura e recria um evento de época inspirado nas descrições retiradas dos livros de mestre Aquilino.