Dia Mundial da Criança assinalado com Festa do Livro e da Criança no Exposalão Sernancelhe

Festa marcou o fim do ano letivo no Concelho de Sernancelhe e contoucom a colaboração de diversas instituições locais

Dia Mundial da Criança assinalado com Festa do Livro e da Criança no Exposalão Sernancelhe

A Câmara Municipal de Sernancelhe, em colaboração com o Agrupamento de Escolas, a ESPROSER (Escola Profissional de Sernancelhe), a Associação de Pais, a Biblioteca Abade Vasco Moreira, a Biblioteca Escolar, o CLDS – Sernancelhe Olhar Solidário, a Academia de Música e a Escola Segura da GNR organizou, nos dias 1, 2 e 3 de junho, no Exposalão Sernancelhe, a Festa do Livro e da Criança, assinalando assim o fim do ano letivo e o Dia Mundial da Criança.

Pelo terceiro ano consecutivo, o fim de ano lectivo em Sernancelhe aconteceu em grande estilo, com uma feira do livro, música, ateliers de banda desenhada, ciências, cozinha, pinturas faciais, análise laboratorial, prevenção rodoviária, dança, jogos e insufláveis.


Mais do que uma festa, as instituições organizadoras preocuparam-se em definir um cartaz cultural do agrado das crianças, dos pais e da comunidade. Atendendo ao sucesso da primeira edição, os três dias foram muito enriquecedores e profícuos para as crianças, até porque, em muitos momentos, foram elas as protagonistas das actividades.

Pensada para todas as idades, a Festa do Livro e da Criança assumiu este ano a máxima "...dos mais novos aos mais velhos", por contemplar iniciativas dirigidas aos idosos. A Festa começou no dia 1 de junho, pelas 9:00 horas, com a receção às crianças dos jardins de infância,  5º e 6º anos. Os ateliers, os insufláveis e a Escola de Trânsito foram algumas das atividades disponibilizadas. Mas, à parte a folia própria a que o Exposalão foi habituando os mais novos, as palestras e demonstrações práticas da GNR Escola Segura revelaram-se determinantes para facilitar a empatia entre as  crianças e os militares.

Para os alunos do 7º, 8º e 9º anos foram programadas atividades no exterior do Exposalão, nomeadamente peddy-paper, ténis, natação e aeróbica.

No segundo dia, 2 de Junho, sábado, o Exposalão abriu às 14:00 horas, com a representação de uma peça de teatro pelos idosos das freguesias de Sarzeda e Vila da Ponte. Uma peça de teatro em que cerca de 30 seniores dos centros lúdicos daquelas freguesias foram atores. A peça "O casamento da Gata" é um conto infantil e foi representada pelos idosos às crianças. Um momento único, de grande importância para estreitar o relacionamento entre gerações, desenvolvido pelo CLDS e pela Biblioteca Abade Vasco Moreira.

Seguiu-se a visita dos idosos aos ateliers, o delírio provocado pelo atelier da ciência, da responsabilidade do Agrupamento de Escolas, a atuação dos alunos da Academia de Música de Sernancelhe e a atuação dos alunos do 1º Ciclo no âmbito do ensino de música das Atividades de Enriquecimento Curricular. A finalizar este dia, coube aos professores da Academia de Música a realização de um concerto.

O domingo, 3 de Junho, começou com uma prova prática pelos alunos da Escola Profissional de Sernancelhe, que prepararam o almoço com a ajuda do professor de cozinha Armando Mateus, e mostraram os conhecimentos adquiridos nos cursos de Hotelaria, nomeadamente Técnico de Restauração: Restaurante/bar e Técnico de Recepção. Com uma prestação brilhante, os alunos comprovaram que a qualidade e o rigor que são marcas da formação da ESPROSER, surpreendendo nos pormenores e no requinte com que executaram as diversas tarefas.

Durante a tarde, tempo para a diversão e para a música. No campo musical coube ao grupo sernancelhense Gymdance por em prática bonitas coreografias e muito ritmo. Logo depois, e para fim de festa, nada melhor do que a mestria da representação etnográfica irrepreensível do Rancho Folclórico de Sernancelhe.


Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s