Festival de Concertinas no Exposalão de Sernancelhe

Espetáculo do Artista Canário encerrou o Encontro

Festival de Concertinas no Exposalão de Sernancelhe

Mais de 40 grupos de concertinistas reuniram-se no Exposalão Sernancelhe, no dia 17 de Março de 2012, durante o II Encontro Nacional de Concertinas, organizado pela Associação Desportiva e Recreativa de Sarzeda – Tocadores de Concertinas Terra da Castanha. O evento, que aconteceu pelo segundo ano consecutivo, trouxe à Terra da Castanha intérpretes da concertina de todas as idades e de diversos pontos do país, tendo proporcionado um festival de música popular ao qual não faltou o artista Canário.

Símbolo da cultura portuguesa, a concertina demonstrou ser um instrumento musical familiar, já que o gosto e os ensinamentos passam de avós para netos, mantendo sempre o mesmo entusiasmo e estilo musical. Até na indumentária escolhida, os mais novos adotam os coletes pretos e o chapéu de aba, imitando os anciãos na tarefa de tocadores de concertina.

Este ano a Beira Alta e a Beira Baixa estiveram fortemente representadas, muito por ação das dezenas de grupos que responderam ao repto da Associação Desportiva e Recreativa de Sarzeda, a dinamizadora do evento. Quem também compareceu em grande número foi o público, estimando a organização que perto de três mil pessoas tenham assistido ao Encontro e permanecido para a atuação do artista Canário.

A iniciativa contou com o apoio do Município de Sernancelhe e pretendeu divulgar a concertina como instrumento tradicional e símbolo do património imaterial do Concelho, da região e também do País. Promovido pela Associação Desportiva e Recreativa de Sarzeda, uma associação do Concelho de Sernancelhe, o evento nasceu da vontade em revitalizar a concertina e cativar jovens para este instrumento musical. Graças ao empenho e trabalho realizado pela Associação da Sarzeda, Sernancelhe organiza agora um Encontro de referência e que cativa cada vez mais tocadores de concertina.

E se em 2011 foi Quim Barreiros a presentear o público e os amantes da concertina com um concerto, desta feita Canário não deixou créditos por mãos alheias e proporcionou um grande espetáculo. Antes, e bem ao seu estilo, homenageou os concertinistas, a organização e o evento que se organiza em Sernancelhe.


Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s